sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Closer (2004)

Hoje, de manhã, no carro a caminho do trabalho em mais um dia de greve.
Oiço esta música na rádio. Nunca a tinha ouvido na rádio. Imediatamente me lembro deste filme.
Lembro-me que a primeira vez que o vi (ainda por cima aos bocados porque a falta de tempo é algo que me caracteriza) não gostei.
Lembro-me de ter visto um making off onde explicavam um bocado a lógica da coisa.
Revi o fime tempos mais tarde e gostei. Depois da "explicação", do porquê das coisas se apresentarem assim ao espectador. Basicamente é um filme sobre relações. E um dos comentários que ouvi nesse making off e que me fez todo o sentido aplicar a este filme foi:
"Todas as relações são iguais. Apenas diferem como começam e como acabam."
Ok, isto dito assim parece duro mas se pensarem bem é verdade. Pensem em relações que já tiveram. Devem ter conhecido as pessoas de modo diferente. A maneira como se começaram a relacionar deve ter sido diferente. O tempo que demoraram a iniciar a relação deve ter sido diferente.
No decorrer da relação? Tudo igual, abraços e beijos, com mais ou menos frequência.
Quando as coisas começam a correr mal tudo se desenrola de modo diferente, consoante a pessoa com quem se está. [Ou será só de mim?:)]
Bem, o que pretenderam fazer neste filme foi mostrar apenas o inicio e o fim das relações. Portanto, para quem não viu fica ai a "explicação" e o alerta: vejam o filme todo de seguida porque são capazes de se perder no meio das trocas.
* Trailer disponivel no poster

Sem comentários: