quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

O Drama.

Os mais atentos a este mísero blog sabem que tenho dois empregos.

Pois é, comecei a trabalhar estava ainda na faculdade. Apenas porque já tinha tido um trabalhito e tomei o gosto de ter o MEU dinheiro. Não sou uma pessoa muito materialista mas dá sempre jeito :)
Ao fim de dois anos, e já com o canudo na mão, comecei a trabalhar na minha área. Naquilo para o qual tinha estudado. Mas, visto ser uma situação temporária (cerca de 6 meses) mantive o emprego que já tinha e no qual já era efectiva.
A situação temporária prolongou-se por dois anos.
Dois anos depois de andar a correr de um lado para o outro entre um emprego e outro e a aproveitar ao máximo o pouco tempo livre surge a dúvida...
Fazem-me uma proposta no primeiro emprego. Ordenado razoável (até porque neste país para se ser bem pago ou se tem uma cunha ou se é ministro), possibilidade de progressão, etc etc porque gostam do meu trabalho. `
É bom, não é?
Bem, mas tendo em conta que andei a queimar as pestanas a tirar um curso... Mas pensando que já há dois anos que de 6 em 6 meses me dá o nó no estômago sem saber se me renovam o contrato... Tendo em conta que tenho colegas meus a contratos há 10 anos... Tendo em conta que a possibilidade de entrar para o quadro é daqui a 20 anos...

Não sei quando tenho de dar uma resposta e não sei o que pensar mais... Mas qualquer que seja a minha decisão vai-me custar.
Entrei hoje de férias de um dos empregos mas a minha cabeça ainda não parou...!






6 comentários:

Rui Silva disse...

Realmente não é uma decisão fácil. Não te invejo. Aproveita as férias para pensar!

Inês disse...

Já pensaste qual é que gostas mais? Acho que será essa a resposta do enigma. Mesmo ganhando menos, devemos fazer o que mais gostamos. Os dias acabam por parecer muito maiores :)

Unknown disse...

Estou a ver que não sabes mesmo para onde ir!

Como pré-licenciado que não sabe bem o que fazer da vida dentro de 6 meses, só te posso dizer para fazer aquilo de que mais gostas!

Se gostas e te imaginas nesse primeiro emprego daqui a 20 anos então força. Aceita mesmo que não tenha sido para isso que tenhas estudado.

Se o teu sonho é trabalhar naquilo para o qual estudaste durante anos a coisa complica-se!

Eu acho que seguia o que mais prazer me desse mesmo que fosse significado de uma vida mais complicada e com menos segurança, mas como ainda sou "verde" nestas coisas é normal que goste de sonhar enquanto não tenho que pagar uma casa ou sustentar filhos!

Tita disse...

Obrigado a todos pelos comentário.
Não sei mesmo o que fazer mas vou aproveitar as férias para pensar como diz o rui silva .
Gosto dos dois de maneira diferente, inês. Embora comece a ficar saturada daquele para o qual estudei.
mairao , eu também não tenho filhos para sustentar!! =) E continuo a gostar de sonhar. Mal de mim se não fosse assim.

Mais uma vez obrigado aos comentários aqui chegados e aos que chegarão ainda (ou não!)

teorias disse...

Situação cada vez mais complicada esta da imprevisibilidade, da insegurança, da incerteza e da indecisão relativa ao mercado de trabalho. O canudo já não é garantia de nada... e aquilo que antigamente vaticinava um futuro linear a nivel profissional, com uma carreira estável e com a progressão assegurada hoje mais não é do que um papel que prova que possuimos um conjunto de competências... Já lá vão 10 anos desde que Joaquim Azevedo publicou o "Voos de Borboleta" (e é mesmo isso que parecem os percursos profissionais dos jovens... são trilhos zigzaguiantes) e a realidade é mesmo esta... Machado Pais publicou o "Ganchos, Tachos e Biscates" seguindo esta mesma linha de raciocínio... da imprevisibilidade, da insegurança, mas ao mesmo tempo da oportunidade e da transversalidade do trabalho e das competências.
Sei que em nada ajudei... só quis demosntrar que andam milhares de jovens a viverem situações idênticas... Boa sorte para a tua decisão.

Beijos

Tita disse...

teorias, obrigado. E bem vindo ao blog.

nuno, eu sei que a vida é uma maratona mas andares a fazer paragens de 6 em 6 meses na maratona não te leva longe... Ou estarei a ver as coisas na prespectiva errada?

SOCORRO! =/