domingo, 11 de novembro de 2007

Guess this...


Um autocarro leva 7 miudas dentro,
Cada miuda tem 7 mochilas,
Dentro de cada mochila há 7 gatos grandes,
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos,
Todos os gatos têm 4 pernas cada!

Pergunta:
Quantas pernas vão dentro do autocarro?

Confesso que me mandaram isto por mail com um ficheiro. Mas o ficheiro tem uma password, que é exactamente, a solução do problema. E eu já fiz mil trezentas e setenta e nove contas e não acerto... Serei assim ão burra? (não respodam a esta ultima pergunta, please!!)

16 comentários:

Alf disse...

Se todas as miúdas tiverem 2 pernas (dado que não está expresso) e se os gatos pequenos também forem dentro do autocarro (também pode não ser o caso), teríamos um probloma simples de resolver.

7 gatos grandes * 7 gatos pequenos = um total de 49 gatos ou seja, 196 pernas

Acrescentando 14 pernas das 7 miúdas dava 210 pernas, não?

PaLaH disse...

4 patas * 7 gatos pequenos =28
28 + 4 patas de um gato grande =32
32 * 7 gatos grandes = 224
224 * 7 mochilas = 1568
1568 * 7 miudas = 10976 + 14 pernas das miudas = 10990
Parece-me...

Inês disse...

Eu contei como o/a p... mas parece-me demasiado óbvio por isso não deve ser :P

Inês disse...

AHHHHH São 10992... Faltam as pernas do motorista...

Tita disse...

alf, entao mas tu não leste tudo caneco! cada miuda tinha 7 gatos grandes e cada gato grande tinha 7 pequenos. Aquilo eram gatos a nascer do chão tipo cogumelos!

p., és a primeira pessoa que conheço que começou a fazer as contas ao contrário... eu comecei a multiplicar as miúdas pelos gatos pelas pernas... Será que a tua conta deu resultado?

inês, foste a segunda a fazer contas ao contrário... Ah! E no meio das minhas muitas tentativas também inclui as pernas do motorista... Mas não era a solução... Até porque eles não dizem se eles estão em andamento no autocarro ou não =)
Aliás, com a quantidade de gatos que lá vai dentro duvido que o motorista não tenha fugido =)

medusa disse...

a mim deu-me 1582...sem motorista

medusa disse...

ou então tendo em conta que os gatos têm patas e não pernas...seriam apenas as 14 das miudas!

Tita disse...

medusa, também pensei na hipótese do contarem as pernas das miudas... not!

Anónimo disse...

o P tem razão!!!!!são 10990.vai ver a password...

o meu ficheiro com esse resultado abriu!!

Tita disse...

anónimo, eu sei que o p. tem razão, mas tava a deixar o suspense para o resto que quisesse por os miolos em água.

Hum... peço desculpa, mas eu e os anónimos nunca nos demos muito bem

Anónimo disse...

Eu não gosto de matemática e não me considero burra mas achei que com um pouco de concentração que lá chegava, perdi uma manhã inteira e nada :( desisti

Anónimo disse...

desculpa tita, por ter estragado o teu jogo, mas esse problema resolve-se num instante!!é apenas uma questão de saber ler...eu consigui axar a solução em 15 min...

Peço desculpa por ser anonimo, ñ volto a comentar, mas curto bué o teu blog leio todos os dias...

Tita disse...

anónimo, podes comentar à vontade!!! Podes é não ser anónimo =)

KOSTAS disse...

The name of this construction in Greece is labyrinth(Lavirinthos)

N.M disse...

Este desafio foi lançado lá no trabalho pelo meu chefe a todos os trabalhadores lá do departamento!!
Andávamos todos la á cabeçada com isto...dps de muito pensar, lá consegui resolver o enigma!!!
10990 sem o motorista

Unknown disse...

1 mochila 7 gatos grandes num total de 28 pernas cada um com 7 gatos pequenos = 28 pernas de gatos grandes + 196 pernas de gatos pequenos (cada gato grande tem 7 pequenos logo 7x7=49, 49 gatos x 4 pernas 196 pernas)= 220 pernas por mochila

se cada rapariga tem 7 mochilas e se são 7 raparigas = 7x7=49 mochilas

49 mochilas com 220 pernas cada dá 10780 pernas

se a isto somar-mos as 14 pernas das 7 raparigas ficamos com um total de 10794 pernas
e prontos!!!